Como fazemos

Nossa abordagem

ABA

A Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA), é uma ciência cujas intervenções derivam do estudo do comportamento humano. Seu objetivo é aprimorar comportamentos socialmente significativos visando a independência e a autonomia dos indivíduos.

Mais de 30 anos comprovam a eficácia da Ciência na aplicação em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o que tornou a ABA o padrão de atendimento para o tratamento de indivíduos no espectro.

ABA consiste em um conjunto de técnicas eficientes para ensinar às crianças habilidades necessárias à comunicação, socialização, atividades funcionais do dia a dia, além da redução ou eliminação de comportamentos em excesso ou autolesivos.

A aplicação é feita de modo sistemático, com tomadas de dados, acompanhamento constante, revisão de metas e planos de intervenções criados para cada indivíduo.

Certificações BCBA & QBA

A certificação BCBA® – Board Certified Behavior Analyst – comprova que o profissional pode exercer as atividades relacionadas a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) conforme o padrão de qualidade exigido internacionalmente pela organização Behavior Analyst Certification Board, sediada nos EUA. 

Esse grau de reconhecimento é dado a profissionais com graduação de mestrado ou doutorado em análise do comportamento, educação ou psicologia, experiência prática comprovada na área e aprovação em curso específico indicado pela instituição provedora do certificado.

A Qualificação QBA® é fornecida pela organização QABA, credenciada pela ANSI, em que as políticas buscam expandir a disponibilidade de indivíduos altamente qualificados para fornecer a melhor terapia ABA para clientes e suas famílias. 

O QBA® também é fornecido a mestres e doutores que passam pelo processo de acreditação com prática supervisionada, curso teórico (incluindo estudos sobre TEA) e prova teórica. 

Na JohnJohn Desenvolvimento Infantil temos, atualmente,  duas profissionais BCBAs (Juliana Gama e Letícia Devens), e uma QBA (Juliana Gama). 

Por que usamos ABA?

Resultados visíveis, transformação da família e desenvolvimento sólido. ABA tem reconhecimento mundial por uma infinidade de motivos e nós usamos na JohnJohn porque:

É uma abordagem científica

ABA analisa a interação entre o indivíduo e o meio onde vive, modelando o comportamento e o seu aprendizado. ABA é considerada em todo o mundo como uma abordagem de cunho científico, portanto, com resultados mais seguros e comprováveis.

Aumenta a capacidade de aprendizado

O aumento das habilidades de aprendiz, como: foco, atenção, interação social, comportamento de ouvinte, comunicação funcional com manutenção , generalização dos comportamentos aprendidos.

Treinamento de pais

ABA envolve não apenas terapeutas e crianças, mas também pais/cuidadores e toda a família, que aprendem as melhores maneiras de fornecer apoio à criança em desenvolvimento.

Evolução, acompanhamento e novas metas

De acordo com as avaliações, o Programa de Intervenção Comportamental (PIC) é elaborado considerando as habilidades que precisam ser desenvolvidas por cada criança. Na implementação do programa, é feito o acompanhamento para garantir que a intervenção está sendo realizada com a qualidade necessária. Ao atingir os critérios de aprendizagem, novas metas são inseridas, visando o desenvolvimento constante da criança.

Socialização

O treino de habilidades sociais é um componente da ABA que é designado a fortalecer as habilidades sociais do indivíduo, uma dificuldade comum encontrada nos indivíduos com TEA. Interpretação de dicas sociais, compreensão da intenção das pessoas, processamento de quando e como responder, e outros modos de interações sociais.

Vamos evoluir juntos?

Por meio da terapia ABA, ajudamos a promover o desenvolvimento de seu filho. Conheça os serviços da JohnJohn e saiba como podemos apoiá-los.